Ingredientes, propriedades e referências
Saiba mais sobre os principais ingredientes vegetais que utilizamos em nossos produtos. Abaixo você também encontra as referências científicas que utilizamos para seu desenvolvimento.
ALGAS MARINHAS
extrato
Pesquisas demonstram que o extrato de algas marinhas quando usado topicamente possui características de ativador da microcirculação, estimulante das células cutâneas, amaciante, emoliente, suavizante e regulador da hidratação e suprimento dos tecidos. É rico em minerais, sendo por isso um bom remineralizante, e em alginato de cálcio, um hemostático local de ação rápida (faz parar pequenos sangramentos). O extrato também contém vitamina K, auxiliar no tratamento de olheiras, estrias e cicatrizes, além de ter um efeito antienvelhecimento ao aumentar a elasticidade e reduzir rugas.
AMÊNDOAS
extrato e óleo
Amaciam e tonificam a pele, além de possuir propriedades emolientes, rejuvenescedoras, regeneradoras, hidratantes, amaciantes e nutritivas. O óleo e o extrato de amêndoa contêm de 20 a 25% de protideos e ácido oleico, substâncias que ajudam a suavizar a pele, deixando-a mais macia e flexível. Ainda, previnem e reduzem a perda de água do tecido cutâneo, formando uma camada protetora da umidade natural. São amplamente utilizados em produtos cosméticos tanto artesanais quanto industriais. O óleo de amêndoas é o mais utilizado em massagens devido a suas propriedades e facilidade de absorção.
ARNICA
extrato, óleo concentrado e óleo essencial
A Arnica possui as propriedades medicinais devido à presença de flavonóides, sendo muito empregada em uso tópico como um anti-inflamatório bastante eficaz em traumatismos, contusões, fraqueza das articulações, fragilidade dos vasos sangüíneos, reumatismo e varizes. Além disso tem ação antiespasmódica, anti-hemorrágica, adstringente e cicatrizante. Advertimos que seu uso em feridas abertas deve ser acompanhado de um médico.
ARROZ
extrato e farelo
Ingrediente que compõe alguns de nossos produtos de maior poder hidrantante. O arroz é rico em antioxidantes, compostos fenólicos, esqualeno e vitaminas do complexo B que demonstraram em pesquisas sua capacidade de evitar e reduzir manchas na pele, além de suas propriedades umectantes, antienvelhecimento e fotoprotetoras. Ainda, a literatura sugere que ingredientes derivados do arroz apresentam benefícios para o tratamento de diversas condições dermatológicas, são seguros, não irritantes e hipoalergênicos.
AVEIA
extrato e farelo
Sua principal e mais documentada ação é emoliente, mas é também tem propriedades nutritivas, restauradora de tecidos e suavizante. Isso se dá porque a aveia é rica em lipídios, minerais, antioxidantes e vitaminas como B e E. Muito utilizada em produtos para pele sensível e delicada, aliviando coceiras e irritações, em loções pós sol e para peles secas, na prevenção de envelhecimento precoce ou como esfoliante suave.
CACAU
extrato
Tem propriedades hidratantes, antioxidantes e anti-inflamatórias para a pele, combatendo os radicais livres, acalmando a irritação e a vermelhidão, e proporcionando maciez e suavidade. Seus benefícios incluem a prevenção do envelhecimento precoce, a melhora da proteção contra danos e o estímulo à produção de colágeno. Isso se deve à sua composição rica em em flavonoides e polifenóis.
CRAVO
extrato e óleo essencial
Possuem benefícios comprovados para a saúde da pele e unhas. O alto conteúdo de eugenol proporciona efeito antisséptico, bactericida, fungicida e antimicótico, o que faz deles ideais em produtos para as mãos e unhas. Em sabonetes e cremes hidratantes, atua na circulação sanguínea melhorando seu fluxo, além de excelente antioxidante, que combate os radicais livres ajudando a evitar danos na pele e potencializando seu efeito rejuvenescedor.
PEPINO
extrato
Tem ação hidratante, nutritiva, amaciante, antisséptica e refrescante, sendo ligeiramente adstringente. O pepino é rico em vitaminas A, C, E, minerais e antioxidantes que fortalecem a barreira de umidade natural da pele, aliviam vermelhidões, inchaços e a sensação de queimadura solar. Indicado para peles oleosas, produtos pós sol e como auxiliar no tratamento de acne.
RÍCINO
óleo
Vem ganhando cada vez mais espaço em cosméticos naturais por suas propriedades hidratantes, emolientes e antioxidantes dada sua composição única de ácidos graxos (ômega 6 e 9), vitamina E, cálcio, magnésio, potássio e ácido ricinoleico (90%). Este último é eficaz no combate à acne e tem rápida absorção, estimulando a produção de colágeno e trazendo elasticidade e maciez à pele, também ajudando na redução de rugas e estrias.
UVA (semente de)
óleo
Tem aplicações variadas na cosmética pelo seu elevado teor de tocoferol, ácido linoleico e ácido palmítico, responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo. É também muito utilizado em massagens e em fórmulas com enxague, por ser um óleo fino que tem boa penetração na pele. É de grande utilidade na prevenção de estrias devido a sua elevada concentração de tocoferol.
VITAMINA E
pura
Tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, prevenindo danos celulares e o envelhecimento precoce da pele. Previne o ressecamento da pele e é um bom auxiliar do filtro solar na proteção e redução de danos causados pelos raios UV. Além disso estimula a regeneração celular e melhora a textura da pele.
Referências
Confira os livros e artigos que são nossas principais referências.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopéia Brasileira . Brasília: Anvisa, 2011.
ALBINO, R. Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil. 1a edição. 1926.
ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. Isis Ediciones.1998 (obra que cita as referências mostradas nos itens Indicações e Ações Farmacológicas).
ALONSO, J. Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos, Ed. Corpus, 2004. TESKE, M. Herbarium compêndio de fitoterapia, 3 ed. Curitiba, 1997.
ALONSO, J., Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos, Ed. Corpus, 2004.
ÁVILA, L. C. Índice Terapêutico Fitoterápico. Ervas Medicinais. 2aed. Petrópolis, RJ: EPUB, 2013. p. 100-101.
BRASIL. Farmacopeia Homeopática Brasileira. 3. ed., Brasília, DF: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2011.
CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.
CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984. FARMACOPÉIA BRASILEIRA. 5a ed. 2010.
KEEN MA, Hassan I. (2016). Vitamin E in dermatology. Indian Dermatol Online Journal. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4976416/
LORENZE, H., Mattos, F.J.A., Plantas Medicinais no Brasil – nativas e exóticas. Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2002.
NACHBAR, F. Corte, H.C. (1995) O papel da vitamina E na pele normal e danificada. Revista de Medicina Molecular. https://link.springer.com/article/10.1007/BF00203614
NEWALL, C. A.; ANDERSON, L. A.; PHILLIPSON, J. D. Herbal Medicines – A guide for health-care professionals, 1a edição, Londres, 1996.
OLEICO, Ácido. Química e Derivados. Em: https://www.quimica.com.br/acido-oleico/
OLIVEIRA, F.; AKISUE, G.; AKISUE, M. K. Farmacognosia. 1996.
PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3a edição. 1998.
SILVA, A. C (2021) Envelhecimento e ativos cosméticos antienvelhecimento. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa. http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2341
SILVA, Ronildo Pereira. Produção E Desenvolvimento De Creme Hidratante A Partir De Extratos Vegetais De Cacau (Theobroma Cacao) E Da Amora (Morus Nigra). Anápolis: Instituto Federal de Educação de Goiás. 2022
SOUZA, Adriana. Sabonetes Artesanais. SP, 2023.
USA NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Clove Extract Inhibits Tumor Growth and Promotes Cell Cycle Arrest and Apoptosis. Em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4132639/
USA NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Dermatological uses of rice products: Trend or true? Em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35587098/
USA NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Evaluation of the Phytochemistry–Therapeutic Activity Relationship for Grape Seeds Oil. Em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9864701/




